Beit Lehem ( hebraico) -"Casa do Pão"
"E tu Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum o menor dentre os principais lugares de Judá. Porque é de ti que há de sair o Chefe, que há de pastorear o meu povo, Israel" (Mq 5,2).
Belém é mencionada também por ser o local de nascimento de Jesus Cristo(Mt 2,1-6)
O Evangelho de Lucas traz a Anunciação como ocorrida em Nazaré, onde José e Maria viviam, e conta que o casal foi obrigado a viajar até Belém, onde Jesus nasceu, pelo censo "ordenado quando Quirino era governador da Síria".
Estrada para Belém
Fui da cidade de Nablus até Hamallah, peguei um transporte de Van para Belém, que é o mais utilizado pelos Palestinos, a estrada passa por montanhas de areia, num sol muito forte, uma paisagem divina e única, mas minha imaginação se voltou para Maria e José, Maria (já para ter seu filho) o quanto foi sofrido para eles, que tiveram que andar de Narazé até Belém, por estas montanhas.....
Nazaré localizada na Galiléia, norte da Palestina, e Belém na Judéia, ao Sul.
Localizada na zona montanhosa de Judá, destaca-se a Basílica da Natividade, construída sobre o local onde a história narra que Jesus nasceu, também é a terra natal do rei Davi
A estrela de prata marca o local onde Jesus teria nascido, de acordo com a tradição cristã, neste momento uma emoção muito grande tomou conta do meu ser, é uma coisa enexplicável!!!
Nesta caverna, depois de seu nascimento, Jesus foi colocado em uma manjedoura e para nós cristãos de fato, acreditamos que, ele nasceu nesta local.
Detalhes da cidade de Belém
Hoje é conhecida por Beit-Lahm, situada à distância de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém.
A Belém atual tem uma população na maioria mulçumanos, mas existe nela também, uma das maiores comunidades de cristãos palestinos. Perto de Belém podemos ver as cidades de Beit Jala e Beit Sahour, campos de refugiados de Aida e Azza. O turismo é a principal fonte de renda da região, com muito artesanato, é muito visitada principalmente na época do Natal, com perigrinação à Igreja da Natividade.
Artesanato
Bairro moderno de Belém
Parte velha da cidade
No fundo a Mesquita de Omar, única Mesquita da cidade, construída em 1860, para celebrar a visita do califa Omar a Belém.